Notícias UBS Santos Reis realiza ação com serviço inédito e testes da Covid-19 - 19/11/2020

A Unidade Básica de Saúde do bairro Santos Reis, realizou nesta quinta-feira (19) uma ação que ofertou diversos atendimentos para a população, denominada como “Novembro Diabetes Azul”, os usuários da UBS puderam contar exames dos pés (inédito na cidade) para pacientes diabéticos, testes rápidos de Covid-19, Eletrocardiograma e testes de glicemia. 

Com a ação divulgada pelos agentes de saúde da unidade, a população aproveitou a ocasião e compareceu em grande número para receber os atendimentos, em busca de prevenção e cuidados com a saúde. Para o diretor da UBS, Ubiratan Tavares, um dos serviços que merece destaque é o exame dos pés para pacientes com diabetes, que foi realizado pela primeira vez em Parnamirim. 

“Aproveitando o mês de conscientização ao paciente diabético, esse atendimento é uma novidade de grande importância. Nossa UBS já faz o acompanhamento de rotina, e o exame dos pés chega pra se somar a esse cuidado. Com o serviço é possível identificar fissura, calosidade, fungos, deformidades e outros problemas (sintomas) para prevenir o risco de o paciente ter uma amputação”. 

O aposentado Firmiano Peres, relatou as dificuldades que são enfrentadas por quem tem diabetes e como é importante estar sempre se cuidado. “Achei muito bacana o exame dos pés. Nunca recebi este tipo de atendimento. Gostei do procedimento, atenção e das orientações que me foram repassadas. Agora é continuar se cuidando, para evitar problemas graves no futuro”, disse o morador do bairro de Santos Reis. 

De forma conjunta, os profissionais de saúde da vigilância epidemiológica e do Laboratório Central realizaram os atendimentos e testes de Covid-19. Apesar de a ação ter como público-alvo feirantes, taxistas, mototaxistas e motoristas de transportes por aplicativo da região, os testes também foram disponibilizados para outros usuários. 

Dona Sônia Maria aproveitou o “Novembro Diabetes Azul” para usufruir de vários serviços e foi só elogios aos profissionais envolvidos. “Fiz hoje o Eletrocardiograma e o teste de Covid-19, que, graças a Deus deu negativo. Sou usuária desta UBS há muito tempo e não tenho do que reclamar. Da menina da limpeza ao médico, o atendimento é excelente”, disse a aposentada. 

Mesmo com alguns atendimentos extra realizados devido a ação desta quinta-feira, a Unidade Básica de Saúde de Santos Reis seguiu o dia com suas atividades normais e oferta dos serviços convencionais. 

 

Texto: Ricardo Oliveira 
 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - Ricardo Oliveira

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+