Notícias Prefeitura realiza solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira - 19/11/2020

A Prefeitura de Parnamirim realizou, na manhã de hoje (19), um ato cívico-militar em comemoração ao Dia da Bandeira Nacional. A homenagem foi prestada junto aos servidores e contou com a participação da banda Trampolim da Vitória, conduzida pelo maestro Geraldo França.  

O grupo presenciou a cerimônia de hasteamento das bandeiras, como ato de reverência e respeito ao símbolo de uma nação ou população. Foram representados o Brasil, o estado do Rio Grande do Norte e o município de Parnamirim, simultaneamente, e as solenidades foram conduzidas pelo secretário chefe do Gabinete Civil, Jonathan Dantas, pelo secretário de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (SESDEM) Marcondes Pinheiro e pelo Controlador Geral do Município (CGM), Fábio Sarinho.  

O secretário Marcondes disse, durante o evento, que “é importante que todos os brasileiros festejem o Dia da Bandeira, pelo forte simbolismo do Pavilhão Nacional e pelo sentimento de brasilidade que o mesmo expressa, a marcar uma expressão de civismo e de cidadania”.  

Breve resumo histórico: 

A bandeira inicial do Brasil, nos tempos do Império, possuía um brasão com a imagem da coroa e da cruz, símbolos que se tornaram indesejáveis para os republicanos, já que o presidencialismo e a laicidade - ou seja, a inexistência de religião oficial -, eram características patentes do novo regime instituído. Entretanto, mesmo rejeitando o brasão imperial, Teixeira Mendes e seus auxiliares (Miguel de Lemos, Manuel Reis e Décio Villares), tomaram o fundo verde e o losango dourado da bandeira imperial como base para a nova bandeira. 

Posteriormente, no lugar do brasão, foi colocado um círculo azul, marcado com as mesmas estrelas do céu do Rio de Janeiro na noite de 15 de novembro de 1889. Essas estrelas seriam associadas, posteriormente, aos estados da Federação. Sobre o círculo azul, foi colocada uma faixa branca com a frase: “Ordem e Progresso”. A frase é uma referência ao pensamento do filósofo positivista francês Auguste Comte, cuja influência foi extremamente importante para os republicanos brasileiros. 

Texto: Andrezza Barros 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+