Notícias Semas realiza ação alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra - 20/11/2020

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Regularização Fundiária (Semas), realizou na manhã desta sexta-feira (20), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Quilombola Moita Verde, uma ação alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.  

Na ocasião, foram realizadas rodas de conversa a respeito de assuntos relacionados às religiões de matriz africana e intolerância, além de intervenções artísticas de dança, desfile com as meninas da comunidade e apresentações. Estiveram presentes a equipe da Semas, Coordenadoria de Igualdade Racial e representantes de religiões afro-brasileiras.  

Silvana Rodrigues, coordenadora de igualdade racial, explica a importância da data. “O dia de hoje não representa celebração, é um dia de reflexão. Infelizmente, por mais que existam políticas afirmativas para a população negra, temos que estar ativos na militância, com objetivo de executá-la. A política de igualdade racial já existe a nível nacional e as coordenadorias municipais têm o papel fundamental, de dialogar com as secretarias de assistência social e de saúde, visando o cuidado com a população negra, pois sabemos que existem especificidades, existem doenças que afetam em maior escala a população negra. Além da educação tanto privada quanto pública, onde existe a importância do ensino da cultura afro-brasileira e nos mostrar outro viés da história”, disse. 

A coordenadora completa. “A coordenadoria municipal de promoção da igualdade racial faz parte do compromisso da gestão do Prefeito Rosano Taveira, com o segmento voltado para a população negra. Era uma luta nossa desde o ano de 2005 e eu, enquanto quilombola, no município de Parnamirim, junto com o movimento negro, acredito que a construção da coordenadoria significa uma grande conquista para nós”, afirmou. 

 

Texto: Cinthia Oliveira 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - Cinthia Oliveira

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+