Notícias Em pleno funcionamento, UPA registra 6 mil atendimentos por ms - 23/11/2020

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Maria Nazaré Silva dos Santos, localizada no bairro de Nova Esperança, está funcionando normalmente e registra cerca de 200 atendimentos por dia. A Unidade, classificada como a principal porta de entrada de urgência e emergência de todo o município, conta com profissionais de diversas áreas e oferta à população atendimento 24h. 

 

Apesar da UPA ter registrado uma queda significativa no número de atendimentos, não houve redução de pessoal. De acordo com o diretor da Unidade, Henrique Costa, o medo de contaminação em ambiente hospitalar em decorrência da COVID-19, foi o fator principal para a queda no número de atendimentos, que anteriormente chegava a 12 mil por mês, o que equivale a aproximadamente 350 a 400 pessoas por dia. “A principal hipótese para esse "sumiço" é o medo de contaminação. As pessoas vêm ao hospital só quando ocorre um agravamento do quadro, o que é muito perigoso”, disse Henrique. 

 

A queda esteve mais acentuada entre março e maio deste ano. Na mesma época, uma ala foi reestruturada para atender pacientes com suspeita de contaminação pelo coronavírus. O diretor ressalta que os números de atendimento devem voltar a crescer e, por isso, o quadro de funcionários não sofreu alterações, mesmo com a redução na procura. 

 

Henrique Costa destaca que o papel da UPA é atender, estabilizar e encaminhar o paciente para uma unidade de referência, caso necessário. Além disso, ressaltou que a Unidade está apta a receber a demanda da população. “A UPA está funcionando em sua plenitude”, finalizou. 

 

A UPA de Nova Esperança conta com seis clínicos, quatro pediatras, dois intensivistas, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, técnico de raio X, bioquímicos, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos e administrativo. Parnamirim dispõe, também, da estrutura do Hospital Márcio Marinho e Suzete Cavalcanti para urgência e emergência.

 

Texto: Andrezza Barros


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+