Notícias UBS Boa Esperança realiza programação do Novembro Azul - 26/11/2020

A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Boa Esperança realizou na manhã de hoje (26), o encerramento da campanha “Novembro Azul”. O mês é dedicado à realização de atividades intensivas voltadas para a saúde do homem, tendo como foco principal a conscientização sobre o câncer de próstata.

Ao longo do mês de novembro foram realizados testes de sífilis, hepatites e HIV; prevenção, diagnóstico e tratamento da Hanseníase, Tuberculose e arboviroses; acompanhamento dos hipertensos, diabéticos e cardiopatas; e ações de prevenção ao suicídio e depressão. A campanha, apesar de ser focada no câncer de próstata, foi ampliada para chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde masculina em todos os aspectos.

A diretora da unidade, Merielle Fernandes, explica a importância da campanha. “Sabemos que o homem não tem aquele autocuidado, então nós, que fazemos a atenção básica, levamos essa proposta para a comunidade, para que eles sejam incentivados a cuidar mais da própria saúde. Os cuidados não são apenas durante este mês, mas todos os dias nós estamos à disposição para recebê-los com os testes rápidos de IST’s, glicemia, verificação de pressão, orientação, consulta médica e o que for necessário para o paciente, São ações importantes e de multiplicação da informação, que são transmitidas de uns para os outros”, disse.

Gabrielly Carly, enfermeira da UBS, fala sobre o trabalho da atenção primária voltada para os homens. “Eu percebo que não só os idosos, mas os homens em uma faixa etária menor, na saúde do trabalhador, necessitam desse olhar da atenção primária. Como enfermeira, junto com o médico, estamos traçando estratégias para ter esse vínculo maior e as articulações dentro da unidade são voltadas tanto para os homens quanto para mulheres. O Novembro Azul começou com uma ideia, que foi concretizada e disseminada, que tornará as outras que virão melhores ainda. Os resultados foram bastante benéficos”, falou.

Durante o encerramento da campanha, a equipe da UBS realizou mais uma palestra, abordando a relevância dos cuidados com a higiene pessoal, exames de rotina e sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Foram distribuídos também diversos kits para o público masculino presente, contendo produtos de higiene pessoal, máscara, álcool 70°, preservativos e lubrificantes.

Para o paciente Juarez Cesário, de 69 anos, a palestra de encerramento da campanha foi proveitosa. “A palestra foi boa demais. Consegui concluir o que ainda era dúvida para mim. Aprendi sobre o câncer de próstata, que a alimentação deve ter uma atenção especial e o exercício físico e que os seus hábitos podem também influenciar no desenvolvimento do câncer de próstata. Faço o meu acompanhamento em saúde aqui na UBS, pois sou hipertenso e tive um começo de infarto no ano passado, mas graças a atenção que tenho aqui, hoje estou muito bem”, afirmou.

Texto: Cinthia Oliveira

 


Postado Por: JULIANA GRACE NOBREGA DE MEDEIROS
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+