Notícias Se Cuida Parnamirim: projeto muda a vida das participantes - 27/11/2020

O projeto ‘Se Cuida Parnamirim’, da prefeitura municipal, leva aulas de dança de forma gratuita para a população da cidade, em diferentes bairros, todos os dias da semana, a partir das 18h. As alunas que frequentam os locais para a atividade se dizem muito satisfeitas com os professores e com os benefícios alcançados. 

De segunda a sexta-feira os professores Ângelo Santos, Eleen Martins e Nildo Ângelo se revezam para atender a população nos caminhódromos de três bairros: Cohabinal, Monte Castelo e Emaús. As aulas iniciam depois que todas as alunas estão devidamente protegidas com máscara, tem a temperatura corporal verificada e o espaço de movimentação delimitado, como forma de precaução para respeitar o distanciamento social.  

Um dos diversos exemplos de satisfação com o projeto é Dona Jussara Lima, de Jardim Planalto. Ela conta que ficou muito feliz, tanto com a volta do “Se Cuida” quanto ao saber que um novo caminhódromo será instalado em um local mais próximo de sua casa. “Senti muita falta das aulas durante o período de pandemia. O se cuida mudou a minha vida! Hoje sou outra pessoa, me sinto bem mais disposta e muitas dores sumiram. Os professores são ótimos e para mim, estar aqui é até uma terapia”. Ela finalizou dizendo que perdeu peso e era só elogios à metodologia. “Pesava 86kg, agora estou com 70. O “Se Cuida” é nossa válvula de escape do dia a dia”, disse. 

De acordo com o professor Ângelo Santos, através da prática de atividades físicas, sempre de forma segura e com orientação, dá para ajudar a manter a imunidade das pessoas em dia. “Respeitamos sempre a segurança de nossas alunas. Quando alguma está sem máscara, oferecemos. Caso haja insistência, paramos a aula e recomeçamos quando todas estão de máscara”. 

Milene Duarte é moradora de Santos Reis e conta que toda segunda, quarta e sexta está no Se Cuida. “Tenho diabetes e pressão alta. Agora, dançando, consigo controlar minhas taxas e até perdi peso. Antes estava com 88kg, hoje peso 65kg, faço dieta e venho pro se cuida há cerca de 1 ano”. Milene continua: “Me sinto outra pessoa. Eu era bem travada, mas muitas dores sumiram. Os professores são muito bons e nos incentivam muito a vir, para que não fiquemos em casa paradas. Isso levanta nossa autoestima”. 

O “Se Cuida Parnamirim” conta também com aulas de patinação gratuitas. Qualquer pessoa, com seu par de patins, pode chegar para aprender um pouco sobre o esporte, e, muitas vezes realizar um sonho que muitos têm, desde criança. O espaço é seguro para a prática, já que a Avenida Castor Vieira Régis é fechada pelas equipes de trânsito da Sesdem para as atividades de dança e patinação. 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - Joel Cmara

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+