Notícias Sesad realiza dia "D" de vacinação contra a Poliomielite - 28/11/2020

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) realizou na manhã deste sábado (28), o dia "D" de vacinação contra a poliomielite. Várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) e demais polos, como supermercados e farmácias espalhados pela cidade, estiveram de prontidão recebendo crianças de 1 a 4 anos de idade para que estejam protegidas da doença que, atualmente, tem diminuído no país graças às campanhas intensivas de prevenção.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença grave, pois pode ocasionar a paralisia irreversível, principalmente das pernas. A campanha de vacinação teve início no dia 5 de outubro e se encerraria, inicialmente, no dia 13. Porém, a procura não correspondeu à expectativa, tendo em vista o receio de muitos pais em procurar as unidades de saúde em virtude da COVID-19. Desse modo, o prazo da campanha foi prorrogado até o dia 30 deste mês. Até o momento, foram vacinadas cerca de 10 mil crianças, mas a meta da Sesad é vacinar aproximadamente 15 mil crianças.

Na Unidade Básica de Saúde do bairro Jockey Club, o movimento estava tranquilo e toda a equipe estava preparada para receber os pequenos. A enfermeira da unidade, Iani Narcisa, fala sobre a importância dos pais estarem atentos à vacinação dos filhos e sobre suas impressões a respeito da campanha. "As crianças às quais realizamos o acompanhamento, foram vacinadas em sua maioria. Porém, nesta campanha, a demanda geral foi abaixo do que esperávamos. Os nossos agentes comunitários de saúde realizaram a busca ativa das crianças para que elas fossem vacinadas, já que a procura foi um pouco baixa. Acredito que a pandemia deixou os pais um pouco receosos em trazer suas crianças aos postos de vacinação, mas todos os protocolos de biossegurança estão sendo tomados e a movimentação está bem tranquila", disse. 

Natália Alves, mãe da pequena Ana Alice, afirma que nunca perde as campanhas de vacinação e todas as doses da filha de 3 anos estão em dia. "Todas as vacinas dela estão em dia, e devido à falta de tempo, não pude vir antes. Como a campanha foi estendida, aproveitei o dia D para vir vaciná-la, por ser o dia  mais acessível principalmente aos pais que trabalham. As vacinas são muito importantes para a imunização das crianças e todos os pais tem como obrigação estarem atentos, pois se trata da saúde das nossas crianças, do bem geral", falou.

Além das vacinas, as Unidades Básicas de Saúde também estavam realizando a suplementação com vitaminas que não haviam sido tomadas pelas crianças, completando dessa forma a caderneta de vacinação, a qual possui também a tabela de suplementos vitamínicos.

 

Texto: Cinthia Oliveira 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - Cinthia Oliveira

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+