Notícias Semas realiza entrega de certificados aos alunos participantes de capacitação - 08/12/2020

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Regularização Fundiária e Habitação (Semas) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), realizou na manhã desta terça-feira (8) nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Pium e Pirangi, a entrega dos certificados aos alunos participantes dos cursos de capacitação ofertados por intermédio da Coordenadoria do Trabalho da Semas, Senac e apoio de empresas privadas.

Ao todo, foram ofertadas 200 vagas para o litoral do município, e alguns cursos já concluíram suas cargas horárias e outros ainda estão em fase de execução. Foram finalizados, até o momento, os cursos de técnico de recepção, camareira, técnico de garçom e técnico de cozinheiro. As qualificações contaram com o apoio da Pousada Conquistador, Hotel Village do Sol e Restaurante Barramares, os quais prestaram assistência cedendo seus espaços para a execução dos cursos.

Luciana Almeida, concluinte do curso de técnico de cozinheiro, fala sobre a experiência de ter participado da qualificação. “Foi muito gratificante, porque já fazia muito tempo que eu queria fazer o curso e não encontrava oportunidade, pela questão financeira mesmo. Graças à iniciativa da Prefeitura e do Senac, que apareceu em um momento que estávamos precisando, em meio à pandemia, onde muitas pessoas estão buscando se profissionalizar e empreender, então deu tudo certo. Aprendi bastante e lá na frente eu pretendo abrir algo para mim, o meu negócio. Só tenho a agradecer por essa grande oportunidade”, disse.

A qualificação dos alunos aconteceu a partir da disponibilização de professores e insumos do Senac e a logística da Prefeitura, com a parte de captação de alunos, divulgação e disponibilização de local para capacitação. A Coordenadoria do Trabalho, da Semas, é responsável pelo cadastramento de oportunidade de emprego para os alunos que passaram pela qualificação, facilitando o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho. Além disso, a Coordenadoria também possui parceria com empresas privadas, realizando a mediação e encaminhamento da população em busca de emprego, a qual deve se enquadrar aos perfis estabelecidos pela empresa.

Para Juranny Silva, coordenadora de Trabalho, é de grande valia realizar o acompanhamento dos alunos do princípio ao fim da qualificação. “Enquanto profissional eu me sinto realizada, porque apesar desse momento, de pandemia, não paramos. Nós não trabalhamos apenas com a qualificação profissional, mas como uma oportunidade de emprego. Esse tempo todo, nesses quatro anos que estou trabalhando no setor, o ano em que obtivemos maior êxito, foi o de pandemia. Conseguimos colocar mais pessoas no mercado de trabalho e conseguimos mais cursos”, falou.

A coordenadora fala ainda sobre a sensação de participar do momento de certificação . “Não houve qualquer dificuldade para o nosso desempenho. Só tenho a agradecer a Deus, à minha equipe e, aos nossos parceiros, todo meu reconhecimento, porque conseguimos desempenhar nosso papel e dar conta do nosso propósito em tempo. Estou muito feliz e realizada, porque vemos a alegria na fisionomia das pessoas, tanto naqueles que conseguiram a oportunidade do emprego, quanto nos que estão sendo qualificados, pois não deixa de ser uma porta, uma oportunidade”, completou.


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+