Notícias UBS Boa Esperanša recebe Unidade Mˇvel de mamografias - 09/12/2020

A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Boa Esperança recebeu nesta segunda-feira (7), a Unidade Móvel Reviver, responsável pela realização dos exames de mamografia. O atendimento teve início a partir das 7h30 e já contava com uma grande movimentação de mulheres, na faixa etária indicada, entre 40 e 69 anos. Ao todo, foram disponibilizados 70 exames, sendo divididos entre o turno da manhã e da tarde, até às 16h30, os quais seguem acontecendo no decorrer da semana, no mesmo local, até a sexta-feira (11). 

Todos os protocolos sanitários estão sendo devidamente cumpridos, a fim de resguardar pacientes e profissionais, minimizando os riscos de contaminação pela Covid-19. Na fila de espera, a distância entre as pacientes é de dois metros, o uso da máscara é obrigatório e, além disso, está sendo disponibilizado em todo o âmbito, álcool 70%.

A diretora da Unidade de Saúde, Merielle Fernandes, fala sobre as impressões da equipe de saúde a respeito da procura pelos exames. “A demanda está sendo grande. Muitos cidadãos de Parnamirim, não só do nosso bairro, estão vindo à procura. Algumas pacientes já têm passado pela regulação e dado entrada nas Unidades Básicas de Saúde descentralizadas e outras que não deram entrada, estamos fazendo na UBS. Esse tipo de iniciativa é muito importante, pois realizamos um rastreamento do câncer de mama no município”, disse. 

Francisca da Silva, de 52 anos, ficou sabendo da realização das mamografias por meio da UBS Jardim Planalto, a qual já é paciente. Ela garante que o cuidado em relação à saúde deve ser constante e avalia que a iniciativa é de grande importância. “Eu já fiz esse exame há algum tempo, onde foi constatado um cisto, mas era tratável. Foi aconselhado que eu fizesse essa checagem novamente, por isso eu decidi vir. Eu acho a iniciativa louvável, pois se trata da nossa prevenção, da saúde da mulher e quanto antes o diagnóstico, melhor”, falou.

Até o momento foram contemplados como pólo as UBS’s de Passagem de Areia II, Parque Industrial, Rosa dos Ventos, Nova Parnamirim (Suzete Cavancanti), Cohabinal e Nova Esperança. No primeiro semestre de 2021 a Unidade móvel já terá atendido todos os bairros de Parnamirim.

Texto: Cinthia Oliveira


Postado Por: JULIANA GRACE NOBREGA DE MEDEIROS
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+