Notícias Prefeitura anuncia plano de vacinação contra a Covid-19 no município - 19/01/2021

Com a chegada da vacina Coronavac em solo parnamirinense, as primeiras doses do imunizante serão aplicadas em um ato simbólico, em 37 idosos pertencentes aos grupos prioritários, residentes no Lar Espírita Alvorada Nova – Lean, nesta terça-feira (19), a partir das 15h. Seguido desse ato, as vacinas estarão disponíveis nos 27 postos de vacinação espalhados pelo município a partir das 10h da quarta-feira (20).

De acordo com o Plano de Municipal de Vacinação, a imunização, acontecerá em três fases, estabelecidas pelo Ministério da Saúde. 

Inicialmente estavam previstos para a primeira fase, profissionais da saúde que atuam na linha de frente, idosos residentes em lares de longa permanência e idosos de 75 anos ou mais, mas devido ao baixo quantitativo da vacina encaminhadas pelo Ministério da Saúde, ao RN, que destinou um total de 2.800 doses ao município, será necessário fazer um fracionamento dos imunizantes dentro dos grupos prioritários nesta primeira fase.

Considerando tal fracionamento desta primeira fase em etapas, terão prioridade neste primeiro momento, os trabalhadores da saúde e pessoa idosas residentes em instituições de longa permanência.

No caso dos trabalhadores da saúde, as doses serão ministradas dentro dos seguintes grupos específicos: equipes de vacinação que estiveram inicialmente envolvidas na vacinação de grupos elencados para as 2.800 doses encaminhadas para o município; trabalhadores de instituições de longa permanência de idosos; trabalhadores de serviços de saúde pública e privados, tanto de urgência, quando se atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para casos suspeitos e confirmados de Covid-19, na seguinte ordem:

- Trabalhadores se hospitais de referência;

- Trabalhadores de serviços de urgência e emergência;

- Trabalhadores denominados serviços de Centro de Atendimento Covid-19;

-Trabalhadores da Atenção Primária.

Os demais grupos da primeira fase, entrarão no cronograma em momento posterior, a medida que as doses da vacina forem sendo enviadas ao município. 

Na 2ª fase, estão inseridos as pessoas de 60 a 74 anos. E na 3ª fase, as pessoas com comorbidades, como diabetes, hipertensão, doença pulmonar, obstrutiva, crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave. 

Ainda se acordo com o plano Municipal de imunização, haverá continuidade nas fases de vacinação, nas quais outros grupos populacionais também serão contemplados, como trabalhadores da educação, de segurança, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade, populações quilombolas e pessoas em situação de rua, entre outros.

As vacinas estarão disponíveis para a população, atendendo aos critérios dos grupos prioritários de cada fase, em 27 salas de vacinação espalhadas por todos os bairros do município, sendo 24 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e posteriormente em três pontos fixos localizados na Maurício de Nassau da Cohabinal, na Lampadinha da BR e no Nordestão da Avenida Maria Lacerda em Nova Parnamirim. 

Em um segundo momento, a medida que as doses da vacina forem sendo enviadas ao município, a secretaria de saúde estuda a realização da vacinação, também no estilo Drive Thru, aumentando a capacidade de imunização.

A secretaria disponibiliza ainda os telefones 3644-8106 e 3644-2553, para vacinação em condomínios para pessoas com dificuldade de locomoção, de acordo com agendamento prévio e atendendo aos critérios dos grupos prioritários.


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+