Notícias Parnamirim adere ao cadastro virtual de condomínios para vacinação de idosos - 02/02/2021

O sistema de cadastramento de condomínios para imunização de idosos já está disponível aos moradores de Parnamirim. Para efetuar o cadastro, os síndicos ou administradores deverão criar sua senha de acesso para que em seguida possam cadastrar todos os residenciais sobre sua responsabilidade.

Para esta modalidade de atendimento é necessário que os condomínios tenham no mínimo cinco moradores acima de 75 anos e possuam CNPJ. Os condomínios localizados no município poderão fazer o cadastramento para vacinação de idosos através do link https://vacinaidosos.lais.ufrn.br/.

A adesão de Parnamirim ao cadastramento virtual se deve à crescente demanda percebida pela Secretaria Municipal de Saúde, que vem fazendo esse atendimento por telefone. “Com o a plataforma haverá uma maior agilidade tanto no cadastro como no planejamento e acompanhamento de todo o processo de vacinação”, explica os pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – LAIS/UFRN -  Pablo Holanda.

O objetivo desta ação conjunta é dar suporte ao planejamento do plano de vacinação dos idosos contra a covid-19, para que as equipes de saúde do município possam realizar o processo de vacinação da maneira mais eficiente e equânime possível nos condomínios cadastrados. “Desta forma, estamos minimizando a circulação de pessoas idosas, que ficaram em isolamento por muito tempo, e estão mais suscetíveis ao vírus. Além disso, esses idosos não estão em áreas cobertas pelo Programa de Saúde da Família”, explicou o coordenador do Instituto Envelhecer, da UFRN, Kênio Lima, reforçando a importância do processo. 

A secretária Municipal de Saúde de Parnamirim, Terezinha Rego, destacou a parceria com o LAIS/UFRN como forma de potenciar o planejamento e a execução de um momento tão importante como o da vacinação contra a Covid-19. "Essa parceria é mais uma ferramenta que colocamos a disposição da população, em especial aos idosos que moram em condomínios, para otimizar o processo de vacinação deste grupo prioritário. A expertise do LAIS nos dá a garantia de que o processo será feito de forma eficiente e transparente", ressaltou a secretária Terezinha Rego.

A ação acontece dentro de uma parceria do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim, além do Departamentos de Enfermagem, Saúde Coletiva, Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC), Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e o Instituto do Envelhecer, todos da UFRN.


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+