Notícias Projeto Se Cuida Parnamirim comemora três anos transformando vidas - 05/02/2021

O Se Cuida Parnamirim comemora neste mês de fevereiro, três anos de sucesso. Os números e as ações movimentadas por esse projeto, desenvolvido pela Prefeitura de Parnamirim, evidenciam a qualidade de vida e o bem-estar físico e mental proporcionado aos muitos parnamirinenses que participam da iniciativa. Um verdadeiro transformador de vidas, o Se Cuida Parnamirim é um importante aliado na luta contra o sedentarismo.

Hoje, o projeto conta com 4.673 alunos cadastrados de forma gratuita nos polos da Cohabinal, Monte Castelo, Emaús, Parque Industrial e Nova Parnamirim, com possibilidade de expansão para mais um polo, desta vez na Rua Petra, também em Nova Parnamirim. Além disso, o projeto também realiza várias campanhas de conscientização, informando a população sobre temas importantes. 

 Ângelo Santos, idealizador do projeto, avalia esses três anos de história como um salto significativo na busca por mais qualidade de vida. "Começamos com três alunos e hoje temos mais de 4.000 mil cadastrados. Temos uma média de 120 a 300 alunos por aula, dependendo da localidade. Na pandemia tivemos que nos adaptar com todos os protocolos exigidos pelos órgãos de saúde, e tudo está sendo realizado com segurança”, disse o professor.

 “Hoje o nosso projeto é um sucesso”, acrescentou Nildo Ângelo, que também faz parte dos profissionais envolvidos. “Temos como madrinha a nossa primeira-dama Dona Alda Leda Taveira, e devemos todo esse sucesso aos nossos alunos”, finalizou. 

Helen Martins, que também é uma das professoras do projeto, falou que o Se Cuida é uma benção de Deus. “Ele nos capacita a cada dia. Foram muitas as adversidades nesses últimos três anos. Conseguimos com pouco proporcionar o bem-estar para os nossos alunos que são maravilhosos. O projeto Se Cuida Parnamirim é uma verdadeira família, pois os mesmos cuidados que temos com os nossos familiares, temos com os nossos alunos”, disse.

 De acordo com a aluna Maria Clara, de 18 anos, o Se Cuida mudou a sua vida. “Eu perdi 7 quilos em dois meses. Os professores acolhem a gente, cuidaram no nosso lado físico, mental e da alma. Hoje me sinto emponderada”, disse.

 Já o aluno Murilo Caldeira, de 17 anos, disse que o projeto é maravilhoso e que independe da idade, gênero ou religião. Para a aluna Marizete Medeiros Saraiva, de 64 anos, o projeto é uma terapia de vida. 

O Secretário de Esporte e lazer (SEL), Rodrigo Albuquerque, afirmou que “dentro de uma sociedade cada vez mais imersa em problemas sociais e psíquicos, o lazer é grande aliado, não só na questão do emagrecimento, mas também no combate à doenças”, disse o secretário.

Ainda de acordo com o secretário, a SEL tem a satisfação pelo reconhecimento deste trabalho que preconiza o bem-estar de todos os parnamirinenses. “Em um momento tão difícil como o atual cenário de pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, atividades como estas, de lazer, com o máximo cuidado e atenção aos protocolos sanitários são primordiais para uma melhora da qualidade de vida da população. Esse é o nosso objetivo enquanto administração pública”, ressaltou o titular. 

O Projeto Se Cuida Parnamirim acontece em Nova Parnamirim e Emaús, segundas e quartas-feiras, a partir das 7h;  no bairro da Cohabinal, segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h as 20h; Monte Castelo e Parque Industrial, terças e quintas-feiras, das 18h as 20h.

Texto: Marciano Costa

Fotos: Eliana Félix


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+