Notícias Prefeitura se destaca com investimentos em tecnologia - 10/02/2021

O mundo vive a era tecnológica e a Prefeitura de Parnamirim, através do Grupo de Ciência, Tecnologia da Informação e Inovação (GCTI), investe em tecnologia e mostra que a nossa cidade está se tornando cada vez mais inteligente, digital e humana.

Com políticas públicas voltadas para modernização, a Prefeitura implantou e opera uma rede própria de fibra ótica, denominada Rede Giga Parnamirim, composta por fios mais finos que os de cabelo por onde trafega todos os processamentos de dados dos diversos sistemas administrativos e ainda possibilitou a implantação do Centro Operacional Integrado (COI) órgão gerenciador do sistema Parnamirim +Segura que opera câmeras de segurança espalhadas pelas principais avenidas nos diversos bairros do município e órgãos municipais, como: Centros administrativos, UPA, Ubs entre outros.

Os serviços desenvolvidos pelo GCTI beneficiam a nossa população por meio das plataformas de gerenciamento de serviços públicos como o Fala Cidadão, Projetos Parnamirim mais Segura e Parnamirim Mais Transparente; portal de informações sobre eventos; e durante a pandemia, o portal com informação sobre enfrentamento ao Covid-19.

“Eu me espelhei em cidades como Curitiba/PR e Campinas/SP que hoje tem cerca de 100 mil metros de fibra ótica, Parnamirim já chegou a 80 mil e pretendemos ampliar mais 40 mil metros nesse ano. Os diversos serviços e sistemas que existem hoje começaram com a rede de fibra ótica, hoje todas as secretarias, centro Administrativos e demais órgãos são interligados por esse sistema que gera economia e velocidade nos serviços prestados”. Disse o Assessor Especial, gestor do GCTI, Dario Medeiros.

A velocidade das fibras óticas são ilimitadas, tornando Parnamirim uma das cidades do Brasil mais desenvolvidas tecnologicamente, conectando mais de 250 pontos que geram economia para aos cofres públicos, fazendo de Parnamirim uma cidade digital, inteligente e mais humana.

Texto: Marciano Costa


Postado Por: JULIANA GRACE NOBREGA DE MEDEIROS
Fotografia de: ASCOM - Eliana Flix

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+