Notícias Banda Trampolim da Vitória vai homenagear o Frevo Pernambucano. - 12/02/2021

A Banda de Música Trampolim da Vitória, que faz parte da Fundação Parnamirim de Cultura (FUNPAC), e a Prefeitura de Parnamirim, vai homenagear na terça-feira de Carnaval (16), a partir das 16h, o frevo, esse ritmo extremamente acelerado, que surgiu no século XIX.

Devido a pandemia do novo coronavírus, a apresentação será transmitida nos canais do Yotube da FUNPAC e da Escola de Música Epitácio Leopoldino de Oliveira https://youtube.com/channel/UcxsbXJzSYu_UaLN_eMSBarw é no Facebook da Prefeitura de Parnamirim.

O frevo foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela “UNESCO” em 2012, sob a designação ‘Frevo Arte do Espetáculo Pernambucano de Pereira da Costa’. De instrumental a gênero que ganhou letra no frevo canção que saiu do âmbito pernambucano para tomar o resto do Brasil.

De acordo com o Maestro França, “foi feita uma pesquisa que fizeram descobertas maravilhosas sobre o frevo, que a partir de Mulata de Lamartine Babo lançou a machinha “O Teu Cabelo não Nega”, que ficou conhecida no Brasil inteiro. Devido a esses grandes nomes do frevo nós iremos gravar uma live com sete frevos e homenagear o dia do frevo”. Disse.

A primeira referência do ritmo foi feita pelo pequeno Jornal Vespertino do Recife em 09/02/1907 pelo jornalista “Oswaldo Oliveira” por tanto são 114 anos de Frevo.

 


Postado Por: Jose Marciano Costa
Fotografia de: ASCOM - Marciano Costa.

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+