Notícias Prefeitura discute ações contra o câncer de colo do útero - 22/02/2021

O prefeito Rosano Taveira, acompanhado da secretária de Saúde, Terezinha Rêgo, da secretária de Assistência Social, Alda Leda, além da vice-prefeita, Kátia Pires e do presidente da Câmara Municipal, Wolney França acompanharam, na tarde desta segunda-feira (22) a apresentação de um plano de ação contra o câncer de colo do útero.

O plano foi idealizado pelo médico ginecologista Clemente Neto, profissional efetivo do quadro da saúde municipal. Segundo ele, o plano, que está em fase de elaboração e discussão, será trabalhado a partir de três frentes de ação.

A primeira frente versa sobre a vacinação contra o HPV de 90% dos adolescentes, sendo homens e mulheres, entre 9 e 15 anos de idade. A segunda visa o rastreamento de 70% das mulheres com o exame de papanicolau, entre 25 e 64 anos, a cada três anos. A terceira frente prevê o tratamento de 90% das lesões pré-cancerígenas e os casos de câncer avançado.

De acordo com o médico, é importante que o plano conte com ações integradas envolvendo diferentes setores da administração pública, como a Assistência Social e a Educação. “Precisamos propor ações de conscientização para este que é um tema muito importante na nossa sociedade”, destacou.

O plano ainda está em fase de discussão. O médico Clementino Neto ressaltou ainda que neste primeiro momento, a ideia a articular as várias secretarias no intuito de fomentar a operacionalização do plano.


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+