Notícias Laboratˇrio Central funciona 24h por dia e fortalece combate Ó Covid-19 - 07/04/2021

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), segue trabalhando de forma intensa no combate a pandemia causada pela Covid-19. Uma das ações é a extensão do horário de funcionamento do Laboratório Central, que desde o início do mês de Abril voltou funcionar 24h por dia. Com equipamentos de ponta, o laboratório segue bem estruturado, conta com um sistema automatizado e chega a fazer quase mil exames diariamente, entre coletas de sangue e testes Swab.

De acordo com Aparecida Feliciano, diretora da unidade, o Laboratório voltou a funcionar 24h por dia, devido ao acumulo da demanda provocado pela segunda onda da Covid-19 e para evitar aglomeração. “Além de tentar diminuir o fluxo no horário convencional, essa medida dará um espaço prolongado de tempo e condição melhor de escolha para as pessoas”, comentou. Para dar maior segurança aos funcionários e pacientes, a Guarda Municipal se faz presente em tempo integral.

O Laboratório conta com uma equipe com 35 profissionais que está pronta para atender a população de domingo a domingo. A coleta e atendimento ao público da Covid-19 são feitos até 22h, Após este horário, os serviços atendem as demandas que vem de outras unidades de saúde do município. Os testes realizados pela unidade são o SWAB, indicado para pacientes com sintomas entre o 1º e o 7º dia; Sorologia (IGG E IGM), indicado para pacientes com sintomas a partir do 8º dia; Sorologia Anticorpos Totais, indicado para pacientes com sintomas a partir do 14º dia.

Para minimizar o atendimento na unidade e evitar aglomerações, oito novos pontos de coleta serão aberto na cidade. Os postos serão escolhidos pelo quantitativo de pessoas e distância de cada bairro. Os profissionais já estão sendo treinados e os novos pontos serão aberto o mais rápido possível.

Além da intensificação no trabalho contra a Covid-19, os exames laboratoriais seguem o fluxo normalmente, de manhã realizando coleta, e a tarde com a entrega de resultados. “Contamos com equipamentos de ponta, Tudo que há de atual e moderno para salvar vidas. Disponibilizamos de toda assistência para atender o paciente, com exames laboratoriais pré, durante e pós Covid”, disse Aparecida Feliciano.


Postado Por: RICARDO OLIVEIRA PEIXOTO DA SILVA
Fotografia de: ASCOM - ANA AMARAL

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+