Notícias Prefeito sanciona Lei que institui projeto de Guia de Turismo Mirim no município - 09/04/2021

O prefeito Rosano Taveira sancionou a Lei Ordinária nº 2.096 que institui no município de Parnamirim o projeto de guia de turismo mirim, denominado “Guia Mirim”. A efetivação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), no dia 8 de abril de 2021. O projeto visa atender jovens de 12 a 18 anos, regularmente matriculados nas instituições de ensino do Município, inclusive alunos da rede estadual de ensino.

De acordo com o documento, o Projeto “Guia Mirim” tem o objetivo de promover a capacitação de guias de turismo mirins, no município. Caberá ao Poder Executivo selecionar os menores de acordo com a regulamentação a ser emitida pelo Órgão, prevendo o número mínimo de vinte vagas por ano. Após a seleção, os menores deverão participar de um curso preparatório, que será ministrado, em parceria, pela entidade ou empresa da área de turismo, cadastrada na Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setude), ou pela própria entidade.

Ainda de acordo com o DOM, os temas abordados para a capacitação dos menores serão os que abrangem os aspectos históricos, geográficos, culturais, naturais, humanos e folclóricos de Parnamirim. Ao encerrarem o curso, os menores receberão o título de “Guia Mirim” e estarão aptos para receber os turistas nos locais determinados prestando as devidas informações.

Os menores selecionados para trabalhar no Projeto “Guia Mirim” atuarão em turno contrário ao que estiverem matriculados na escola. A Setude deve determinar os pontos turísticos da cidade, incluindo as trilhas ecológicas, museus e ambientes culturais, com base nos dados enviados pela pasta, e também pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, a serem ofertados pelos Guias Mirins, bem como os pontos de atendimento ao turista.

Mais informações sobre a Lei que sanciona o Projeto “Guia Mirim” podem serem encontradas no Diário Oficial do Município (DOM), do dia 8 de abril de 2021.


Postado Por: RICARDO OLIVEIRA PEIXOTO DA SILVA
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+