Notícias SAE completa 10 anos de acolhimento e serviços prestados à população - 18/04/2021

Presente e atuante na vida dos parnamirinenses, o Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids e Hepatites Virais (SAE) completa dez anos neste domingo (18). Com o trabalho voltado principalmente para as pessoas portadoras de HIV, há uma década o SAE vem fazendo a diferença e levando mais qualidade de vida aos pacientes, que elogiam o atendimento pelo acolhimento, cuidado e assistência.

A unidade dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por médicos infectologistas, enfermeiros, técnico de enfermagem, farmacêutico e auxiliar de farmácia, psicólogo, assistente social e nutricionista. Além dos atendimentos clínicos, o SAE faz a dispensação de medicamentos, como o chamado “coquetel” que é formado por inibidores de transcriptase reversa, retrovirais, preservativos masculino e feminino, gel lubrificante, testes rápidos, e fórmulas infantis para as mães soro positivo que não podem amamentar.

De acordo com a enfermeira e coordenadora do SAE, Izabell Alves, o crescimento no número de atendimentos e pacientes assíduos na unidade, demonstram o quanto o serviço é essencial para a população. Em 2016, o número de pacientes era de aproximadamente 400, atualmente, mais de 1.000 pessoas recebem assistência e são bem acolhidos pela unidade.

“Sabemos que ainda existe o tabu criado com pessoas portadoras de HIV, mas que está sendo quebrado no passar dos anos. Nosso objetivo é atender e acolher da melhor maneira possível. Muitos quando descobrem que são soro positivo, choram, e se sentem perdidos. Além do suporte com medicamentos, o acolhimento é essencial nesse serviço, cuidar da parte emocional é fundamental. Esse acompanhamento é muito importante para qualidade de vida dos pacientes”, disse a coordenadora.

O SAE possui demanda aberta e qualquer pessoa pode procurar o ambulatório para realizar os testes rápidos. Caso necessite de medicamentos, ao que se refere à testagem positiva, é necessário que o paciente apresente um encaminhamento médico ou algum exame que comprove a indicação da doença. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30, e das 13h30 às 16h30. A unidade está localizada na Rua Suboficial Farias, 23, Monte Castelo.

Com orgulho e gratidão pelos serviços prestados pela unidade, Izabell Alves falou do sentimento, valor e diferença que o SAE tem feito na vida das pessoas há uma década. “Nosso serviço e a forma que temos como ajudar é muito gratificante. Quando a gente se depara com esses pacientes, a sensação é de querer cuidar. O retorno que recebemos da população, presencialmente, e nas nossas redes sociais, é um combustível para continuarmos nesta missão”.


Postado Por: RICARDO OLIVEIRA PEIXOTO DA SILVA
Fotografia de: ASCOM - ANA AMARAL

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+