Notícias Prefeitura realiza Audiência Pública eletrônica para elaboração da LDO 2022 - 19/04/2021

“A saúde continua sendo prioridade e, por este motivo, o ano de 2021 sofrerá alterações no planejamento básico. A mesma metodologia continuará a ser adotada para o planejamento de 2022”. Foi com esse discurso que o secretário de Planejamento e Finanças, Giovani Júnior, iniciou a Audiência Pública, na manhã desta segunda-feira (19). 

A equipe acompanhou a receita de 2020 e iniciou as discussões para estimar as receitas que o município espera arrecadar durante os próximos anos. Além disso, discutiu-se a fixação dos gastos a serem realizados com tais recursos, tanto pelas secretarias, quanto por outras diversas modalidades e formas. 

A Lei de Diretrizes Orçamentárias visa impor as metas sobre as quais será efetuada a Lei Orçamentária Anual (LOA). As ações da LOA serão criadas a partir da elaboração do Plano Plurianual (PPA), que deverá ser consolidado até o dia 30 de junho. 

Para alcançar 2022 com bons resultados é necessário que haja um bom planejamento imediato. Desta forma, as ações foram desenvolvidas em eixos, quais sejam:
Desenvolvimento Humano e Cidadania; Desenvolvimento Sócio-espacial; Desenvolvimento Econômico Sustentável; Gestão Democrática da Cidade; e Desenvolvimento Metropolitano. 

Na previsão para 2022, o município almeja alcançar um superávit primário na ordem de R$ 1 milhão. 

Vale ressaltar que o exercício de 2020 foi encerrado com um superávit de R$ 30 milhões, ou seja, o valor arrecadado foi maior que os gastos realizados, o que significa uma boa economia para os cofres públicos.

Participaram da reunião os secretários do Gabinete Civil, Jonathan Dantas; Sesdem, Marcondes Pinheiro; Sesad, Terezinha Rêgo; Semop, Albérico Júnior; Semur, Fátima Cabral; Semsur, Charles Quadros; Semec, Justina Iva; Seharf, Rogério Santiago; Seahr, Homero Grec; o secretário adjunto da Seplaf, Carlos Aurélio e o presidente da Funpac, Aroldo Gomes.

Texto: Andrezza Barros


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+