Notícias Parnamirim institui Dia dos Agentes de Sade e de Combate s Endemias - 30/04/2021

O prefeito Rosano Taveira sancionou no dia 12 de abril de 2021, a Lei Ordinária nº 2.101 que inclui no Calendário Oficial de Eventos de Parnamirim, o Dia do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate às Endemias. A nova lei insere a homenagem ao Agente de Combate às Endemias do Município e modifica a data comemorativa para o dia 4 de outubro.

Entre as atribuições que competem ao agente comunitário de saúde, estão o incentivo à participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para a área da saúde; realização de visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família; e participação de ações que fortaleçam os elos entre o setor saúde e outras políticas que promovam a qualidade de vida.

Também de fundamental importância para a saúde pública, os agentes de combate às endemias realizam atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, como vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos.

De acordo com a publicação, fica autorizado ao Chefe do Poder Executivo Municipal decretar ponto facultativo para os Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combate às Endemias do Município, na data comemorativa instituída pela Lei. Adely Gleine, ACS da Unidade Básica de Saúde de Jardim Planalto, falou do sentimento em exercer a função e do reconhecimento atribuído aos profissionais do Município:

“Amo muito o que faço. Procuro tratar meu paciente como gostaria de ser tratada. Uso a empatia com cada um, não só aos meus pacientes, mas qualquer pessoa na condição de usuário do SUS. Estou muito feliz com todas as conquistas que a classe dos ACS e ACE vem alcançado. Esta Lei na cidade é um exemplo. Parabéns a toda nossa classe”, disse a agente comunitária de Saúde.


Postado Por: RICARDO OLIVEIRA PEIXOTO DA SILVA
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+