Notícias UBS de Cidade Verde se destaca nas ações contra a tuberculose - 28/05/2021

A Unidade Básica da Saúde de Cidade Verde recebeu, na tarde desta sexta-feira (28), uma homenagem por seu destaque nas ações da luta contra a tuberculose. O prêmio foi criado pela própria Secretaria de Saúde (Sesad), em parceria com o governo do estado. Em 2020, o município atingiu o primeiro lugar nos indicadores de tuberculose da região metropolitana. A entrega foi realizada pela secretária Terezinha Rêgo. A vice-prefeita, Kátia Pires, também estava presente. 

O prêmio teve como objetivo dar maior estímulo aos profissionais que atuam nessa ação, uma vez que, nos anos anteriores a 2020, a posição de Parnamirim não havia sido satisfatória. A UBS se destacou pelos números de atendimentos, notificações, acompanhamentos necessários, orientações e demais atenções aos pacientes, com todo o esforço para evitar a evolução da doença e, consequentemente, o óbito. 

O Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT) consiste na realização da busca ativa de sintomáticos respiratórios pela equipe de Estratégia da Saúde da Família (ESF); realização de TRM (Teste Rápido Molecular), exame considerado padrão ouro para o diagnóstico da tuberculose; rodas de conversas relacionadas ao tema; tratamento em tempo oportuno; além de monitoramento rigoroso dos pacientes em tratamento e solicitação de exames mensais. 

Os funcionários receberam kits com camisetas e bolsas personalizadas, presente da Secretaria de Estado de Saúde (Sesap) para o nosso município. A diretora da UBS, Keity Filgueira, ressaltou a importância do apoio e estímulo da Sesad nesta premiação, elogiou e agradeceu por todo empenho de sua equipe. 

Texto: Andrezza Barros

Fotos: Eliana Félix


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+