Notícias SAE e Creas capacitam adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas - 19/08/2021

A equipe de profissionais do Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids e Hepatites Virais (SAE) realizou nesta semana uma importante ação educativa, objetivando a transmissão de conhecimento para jovens atendidos por outro órgão da Prefeitura de Parnamirim, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

 

O conteúdo abordado foram os cuidados com a saúde sexual de homens e mulheres, expondo a área de atuação do SAE e das demais unidades de saúde do município como ferramenta de apoio da população para qualquer adversidade de saúde pública. A coordenadora do SAE, Izabell Alves, apresentou os serviços ofertados à sociedade e transmitiu, aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, orientações sobre diversas infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e sobre as formas de evitar a transmissão e, em último caso, sobre os tratamentos adequados.

 

O Creas é mais um dos braços do poder público que atende famílias com membros em ameaça ou violação de direitos. A atuação da Prefeitura de Parnamirim – através de seus órgãos - nesse universo busca o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam ou as submetem a situações de risco pessoal e social.

 

A ação executada nesta quarta (18) e quinta (19) expôs direitos, deveres e obrigações dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e abordou temáticas de combate ao preconceito que geralmente acompanham esse público-alvo no dia a dia. Foram abordados, juntamente à representante da Coordenadoria da Mulher, Amanda Melo, diversos conhecimentos sobre sífilis, hepatites virais e outras ist’s, visando fazer dos jovens multiplicadores dessas informações que são muito úteis no âmbito da vida em sociedade.

 

A equipe que comandou a ação informou que os testes rápidos – para detecção de ist’s - podem ser feitos em todas as unidades básicas de saúde de Parnamirim. Toda a população pode e deve procurar esse serviço na rede pública de saúde. Além disso, o Creas e o SAE também funcionam diariamente e estão ambos à disposição da população parnamirinense.


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - ELIANA FLIX / CEDIDAS PELA COORDENADORIA DA MULHER

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+