Notícias Cerca de 300 pessoas se mobilizam para Dia Mundial da Limpeza em Parnamirim - 17/09/2021

O Dia Mundial da Limpeza em Parnamirim reuniu no Litoral, Rota do Sol e Centro de Parnamirim, cerca de 300 pessoas das equipes das Secretarias, iniciativa privada e voluntários com o objetivo de realizar limpeza da cidade e conscientização da população quanto à importância de manter a cidade limpa.

A ação iniciou na Rota do Sol com a coleta de lixo da equipe da Associação dos Ciclistas do RN e teve continuidade em Pium, Cotovelo, Pirangi do Norte, com diversas ações de recolhimento de resíduos orgânicos e recicláveis; entrega de material educativo e de sacos de lixo para carro; mudas de árvores frutíferas e ornamentais e entrega de máscaras de proteção.

Também foi disponibilizada, pela equipe do IDEMA, uma caixa coletora de lixo eletrônico no Maior Cajueiro do Mundo. A programação conta com a participação da Feira Recriar, na Orla de Cotovelo, a partir das 16h com diversos artigos artesanais e gastronômicos de 50 expositores de Parnamirim e Natal, finalizando com apresentação musical as 18h. Além disso, os organizadores da Feira, também mobilizaram voluntários para a coleta.

A MB Limpeza Urbana doou 1500 sacos de lixo de 100 litros, 200 unidades de protetores solar, 300 pares de luvas protetoras, 300 sacos de lixo para carro e 150 camisetas para os voluntários da ação. No Centro de Parnamirim, a Faculdade Uninassau realizou coleta de lixo, conscientização e apresentação musical com o Grupo Batuque Resistência.

O evento é iniciativa da Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Limpeza Urbana (SELIM) e também contou com a parceria das secretarias municipais de Meio Ambiente, de Desenvolvimento Urbano e de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana; das instituições Promovec, Rotary Club, Bombeiros Mirins, Grupo de Escoteiros, Pré Militar, Viva Pirangi e Uninassau. Também participaram a Coca-cola, Dore Refrigerantes, Água Mineral Santa Maria, Água Mineral Fonte Clara e o Maior Cajueiro do Mundo.

A programação coletou mais de 500 kg de lixo reciclável, que foi destinado à Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis e Desenvolvimento Sustentável de Parnamirim-RN (COOCAPARN).


Dia Mundial da Limpeza

O Dia Mundial da Limpeza (Word Cleanup Day) teve início na Estônia em 2008, quando 50.000 voluntários se reuniram para limpar a nação e juntos atingiram a meta desejada. A partir do resultado positivo, esse movimento cresceu e atualmente 160 países realizam ações semelhantes a essa.

O objetivo geral é mobilizar voluntários para limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques, conscientizando a sociedade sobre o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.


Postado Por: JULIANA GRACE NOBREGA DE MEDEIROS
Fotografia de: ASCOM - Ana Amaral e Uninassau

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+