Notícias Dia Mundial do Turismo: Prefeitura e CLBI realizam Ciclo de debates sobre turismo pedagógico - 27/09/2021

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, realizou, junto a diversas instituições, uma ação voltada à disseminação do turismo pedagógico-educacional, em alusão ao Dia Mundial do Turismo, comemorado nesta segunda-feira (27).

O auditório do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno recebeu os presentes, dentre os quais estavam o coordenador da Agência Espacial Brasileira no RN, Cel. Marco Rezende, o secretário adjunto de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Parnamirim, Paulo Lopes, a secretária adjunta de Serviços Urbanos, Rarika Bastos, Rayrakson Alves e Paulo Junzo, diretor administrativo e diretor geral do Centro Cultural Trampolim da Vitória, respectivamente, além do anfitrião do ciclo de debates, o diretor do CLBI, Cel. Janhsen. 

Representando a academia, o professor da UFRN, Mozart Filho, em virtude de ter sido testado positivo contra a Covid-19, falou sobre o tema, de forma remota. Ele agradeceu e enalteceu a atuação da Prefeitura de Parnamirim na área do turismo, propondo uma profunda reflexão sobre o tema. 

Paulo Junzo, diretor geral do CCTV expôs aspectos sobre o Centro, como seu histórico e eventos que desencadearam o seu surgimento. Em sua apresentação, Junzo falou sobre o turismo cultural, relacionado às temáticas da 2ª Guerra Mundial, aeroespacial, militar e tecnológico. "Com o CCTV, um de nossos objetivos foi explorar a integração histórica entre os principais países que atuaram em Parnamirim, como Estados Unidos, França, Itália e Brasil", disse. 

Os desafios para o setor são muitos, especialmente na retomada pós pandemia. O turismo pedagógico-educacional se mostra uma vertente importante para a pasta. Nesse sentido, Parnamirim sai na frente em relação a outros destinos, devido a sua aptidão natural. 

O coordenador da Agência Espacial Brasileira no RN, Cel. Marco Rezende fez uma apresentação sobre o Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo. Na explanação quanto ao aspecto pedagógico, Rezende mostrou o quanto o CLBI acredita no jovem. A iniciativa "Dia Espacial no CVT", apelidada de Dia Legal, possui 3 vertentes: os alunos podem acompanhar a Missão Espacial (foguetes), Missão Robótica ou a Missão de Observação. 
"Apostando na semente dos jovens, alcançamos objetivos de longo prazo e estimulamos o comportamento empreendedor, além de tirá-los da zona de conforto", disse. 

Cel. Janhsen explicou o cerne de atividades do CLBI, como o lançamento de aeronaves e rastreio de qualquer dispositivo que voe. Finalizando os trabalhos, os presentes fizeram um tour guiado pelo Cao. Hélio pela área do CLBI, com foco na exposição da vocação regional de Parnamirim para o setor. As atividades na Barreira do Inferno são voltadas ao turismo direcionado, com trabalhos voltados à área da educação. No passeio, os presentes conheceram instalações do local, como a Sala de controle de lançamento de foguetes, além de um Radar que não desliga nunca. "Funciona 24h por dia, 365 dias por ano", revelou o Cap. Hélio. 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - JOEL CÂMARA

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+