Notícias Agentes de endemias são orientados sobre assédio moral. - 15/10/2021

Agentes de endemias de Parnamirim participaram, na manhã desta sexta-feira (15) de uma palestra sobre assédio moral, no auditório Clênio José, do Centro Administrativo. Uma oportunidade em que os profissionais puderam relatar os casos de assédio sofridos e falar sobre suas expectativas e angústias ao exercer a profissão.

Para a agente de endemias Maria José Targino várias foram as experiências vividas. “Pessoas que fazem esse tipo assédio possuem mentes fechadas, pessoas despreparadas para ocupar cargos de chefias. Chefias devem ser lideres. É preciso se fazer pequeno para ser grande” disse.
 

Para o coordenador de Vigilância Ambiental, Diego Dione Silva, “a importância de uma palestra como essa é justamente para valorizar o servidor público. Antigamente esses servidores eram muitos atacados de todas as formas. Há 13 anos trabalho como agente e hoje estou exercendo a função de coordenador. E o Departamento de Vigilância pretende trabalhar de forma integrada criando várias ações. Hoje é nossa primeira capacitação com os supervisores gerais de campo e com todos os servidores. Nosso objetivo é que eles entendam o seu papel dentro desta profissão.
 

A palestrante a enfermeira Adriana Lucena que é responsável técnica pelo Núcleo de Saúde do Trabalhador falou que assédio moral “é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. É uma conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho”, disse.

Complementou dizendo que “ainda não existe uma lei federal formulada, mais existe uma lei municipal ordinária de número 1.676/2014 de penalidade à prática de assédio moral nas dependências da administração pública. E para as denúncias, porém cabe aos setores ter um pessoal responsável para receber essas denúncias”, concluiu Adriana Lucena.


Postado Por: Jose Marciano Costa
Fotografia de: ASCOM - Ana Amaral / Ney Douglas

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+