Notícias Parnamirim: CLBI realizou treinamentos e lançamento de foguetes, nesta semana - 20/10/2021

O dia foi repleto de atividades no Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno para um grupo de convidados e amantes do setor aeroespacial. O centro realizou, na última terça-feira (19), diversos lançamentos de foguetes no espaço aéreo parnamirinense. O objetivo das operações foi a realização de testes de diversos sistemas, como propulsão, localização e distância.

Foram vários foguetes de pequeno porte lançados no CLBI com essa finalidade. Tais equipamentos alcançam uma altitude de até 3.900m. A intenção é colocar, entre outros equipamentos, os radares e instrumentos de captação e localização de aeronaves numa “prova de fogo”, já que conseguindo mapear foguetes de pequeno porte, os maiores são detectados sem maiores dificuldade.

Um dos objetos lançados teve sua propulsão precisamente às 9h25 da manhã: o foguete de pequeno porte ‘SBAT 70’ foi lançado no céu de Parnamirim, dando continuidade à operação, considerada bem-sucedida. O Brasil possui dois centros de lançamento de foguetes: o Centro de Lançamento de Alcântara, no estado do Maranhão, e o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, localizado em Parnamirim/RN.

De acordo com o portal da Força Aérea Brasileira, o CLBI foi a primeira base de lançamentos do Brasil, bem como da América do Sul. O centro prioriza lançamentos de pequenos e médios veículos, e o primeiro ocorreu em 1965, no mesmo ano de sua inauguração. No último dia 12 de outubro, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Parnamirim, completou 56 anos.


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - NEY DOUGLAS

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+