Notícias No Dia Mundial da Consciência Negra, prefeitura promove programação especial alusiva à data - 20/11/2021

Com o objetivo de divulgar, sensibilizar e enaltecer a beleza negra, a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e a Fundação Parnamirim de Cultura (Funpac) promoveu, neste sábado (20), Dia Mundial da Consciência Negra, o 5º concurso em alusão a data. É no empoderamento que eles ganham força para vencer os desafios enfrentados no país. 

O concurso elegeu os mais belos negros nas seguintes categorias: categorias Mirim (de 5 a 8 anos), Infantil (de 9 a 12 anos), Teen (13 a 17 anos) e Adulto (acima dos 18 anos). 

O prefeito Rosano Taveira participou do evento e destacou a luta por direitos da comunidade negra. “Nós enquanto administração pública estaremos sempre a disposição. O Dia da Consciência Negra não pode se resumir apenas a um dia, mas é algo a ser celebrado todos os dias do ano”, disse. 

Também presente na ocasião, a Secretária de assistência social, Alda Lêda destacou as desigualdades existentes e herdadas desde a época da escravidão. “Pretos e pardos precisam ser tratados com mais igualdade e o objetivo da Semas é promover ações como essa”, comentou. 

De acordo com Silva Rodrigues, coordenadora municipal de igualdade racial, a data faz alusão a Zumbi dos Palmares, grande líder Quilombola que lutou pelo seu povo. “São muitos anos de luta e de história. Nesse contexto, nosso papel é fazer com que a população negra esteja inserida tanto na educação básica, como no ensino superior. Atualmente, as pesquisas ainda mostram que os negros ainda não estão inseridos no mercado de trabalho, tanto quanto gostaríamos”, ponderou. 

O evento que foi realizado no Largo da Cohabinal contou ainda com apresentações culturais, além show com banda e ainda muita dança com o pessoal do projeto Se Cuida Parnamirim, marcando as comemorações deste dia tão importante. 

Fotos: Eliana Félix


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+