Notícias Técnicos e gestores da Assistência Social participam da Jornada Auxílio Brasil - 23/03/2022

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), recebeu nesta quarta-feira (23) no auditório do Centro Administrativo, os secretários nacionais do Ministério da Cidadania para a Jornada Auxílio Brasil.

O objetivo é aperfeiçoar os conhecimentos de gestores e técnicos da Assistência Social sobre o Programa Auxílio Brasil, que tem o objetivo de aprimorar o benefício anterior e reúne em um só Programa várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda.

Também participaram do evento, profissionais outras cidades do Rio Grande do Norte como São José do Mipibu, Nizia Floresta, Tibau do Sul, Canguaretama, Natal, Georgino Avelino, Baia Formosa e Extremoz.

“Este é um momento muito importante para todos municípios aqui representados, onde além da capacitação para os técnicos e gestores, visando o aprimoramento das políticas de Assistência Social, também promove uma maior aproximação entre os municípios com o Ministério da Cidadania”, afirmou a primeira-dama e secretaria da SEMAS, Alda Lêda Taveira.

Na ocasião, o secretário nacional de Renda e Cidadania, Atila Brandão, falou da importância do Auxílio Brasil, destacando como o maior Programa de transferência de renda do país e agradeceu a todos os profissionais presentes, declarando que sem eles, não seria possível planejar e executar o Programa.

O Secretário Executivo do Ministério da Cidadania, Luiz Galvão, declarou que o Auxílio Brasil é a evolução e atualização do anterior, lembrando que o Bolsa Família não atendia a necessidade atual da população. “Somente em Parnamirim foram injetados R$ 7,1 milhões em fevereiro de 2022, enquanto o Programa anterior investiu R$ 1,4 milhão em fevereiro de 2018”, esclareceu.

Também estavam presentes a secretária adjunta da SEMAS, Marta Lopes; o presidente do Conselho Nacional da Assistência Social, Miguel Oliveira; o diretor da Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva, Hebert Leão; vereadores; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Milca Toscano, entre outras autoridades e equipes técnicas nacionais e municipais.

O Programa Auxilio Brasil, coordenado pelo Ministério da Cidadania, é responsável transferência direta e indireta de renda às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. Além de garantir uma renda básica a essas famílias, o programa busca simplificar a cesta de benefícios e estimular a emancipação dessas famílias para que alcancem autonomia e superem situações de vulnerabilidade social.

 


Postado Por: JULIANA GRACE NOBREGA DE MEDEIROS
Fotografia de: ASCOM - ANA AMARAL

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+