Parnamirim promove terceira Conferência de Promoção da Igualdade Racial - 13/04/2022

A Prefeitura de Parnamirim, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu nesta quarta-feira (13), a terceira Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Comupir) na Associação de Moradores da Cohabinal.

O evento teve como objetivo alavancar o processo de mobilização da sociedade civil e das gestões com o intuito de avaliar e propor políticas de promoção da igualdade racial que venham a atender a comunidade quilombola, negra, indígena, cigana e aqueles de origem africana ou afro-ameríndia. 

Entre os discursos promovidos pela conferência, Alda Lêda, secretária de Assistência Social, mencionou o desejo em promover o avanço nas políticas de igualdade étnica de forma que todos possam encontrar oportunidades em todos os espaços, independente da raça, cor ou religião. 

Giselma Omilê, Coordenadora Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial também mencionou em seu discurso um problema que já chegou na terceira etapa municipal, os enfrentamentos aos atos de intolerância religiosa, tema esse que, de acordo com ela, é originado da sociedade e deve ser discutido em busca de uma intervenção tanto estadual como municipal. 

Giselma também destacou o avanço de Parnamirim, que provou colocar o tema como uma das prioridades do município ao completar 3 conferências, trazendo maneiras de promover políticas públicas para tais comunidades. 

Já o secretário nacional de política de promoção da igualdade racial, Paulo Roberto, prestigiou o evento com um discurso que demonstrou o seu interesse em contribuir com os projetos do município em prol da igualdade racial e o combate da intolerância religiosa.

 

Texto: Hanna Araújo 

 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - ANA AMARAL

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+