Notícias COMPROMISSO: Parnamirim renova parceria para implantação do Parque Tecnológico Augusto Severo - 15/06/2022

O município de Parnamirim segue como um dos entes publicamente comprometidos com a implantação do Parque Tecnológico e Científico Augusto Severo. A Prefeitura renovou a parceria para o ano de 2022, reconhecendo mais uma vez a vital importância da inserção do equipamento de educação tecnológica na região metropolitana de Natal.

Oficializada em 2021, a implantação do Parque Tecnológico e Científico Augusto Severo (PAX-RN), em Macaíba, é uma pauta que começou a ser debatida ainda em 2013, quando a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), junto a outras instituições públicas e privadas, deu o pontapé inicial ao projeto. A cidade trampolim da vitória é uma dessas entidades parceiras.

A renovação do compromisso para 2022 ocorreu em fevereiro, com o aporte de R$ 125.000,00 por parte da Prefeitura de Parnamirim. Na ocasião, o executivo municipal manifestou seu interesse em seguir participando da iniciativa, neste momento com recursos para manutenção do custeio, referente à continuidade da operação de implantação.

A estrutura vai abrigar salas de aula, laboratórios e incubadoras que vão contemplar inicialmente as áreas de energias renováveis, petróleo e gás; reabilitação em saúde; e tecnologia da informação. O local escolhido para a instalação, que deve se tornar um dos vetores para o desenvolvimento do estado, foi um terreno na comunidade de Jundiaí, zona rural do município de Macaíba.

De acordo com o gestor do Grupo de Ciência, Tecnologia da Informação e Inovação (GCTI), Rafael Buriti, Parnamirim compactua com o propósito do PAX, dada a importância do investimento nas áreas de conhecimento, pesquisa e desenvolvimento científico. Para Buriti, o potencial da iniciativa é ilimitado. “Toda a sociedade potiguar será beneficiada com os frutos que, certamente, vamos colher desta semente – referindo-se ao PAX-RN - que está sendo plantada”, disse.


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+