Notícias CCTV ganha novo salão para contar a história da Base Aérea - 27/08/2022

Inaugurado nesta última sexta-feira (26), o mais novo espaço no Centro Cultural Trampolim da Vitória dedicado a contar a história da Base Aérea de Natal desde o início da sua fundação.

O Salão Histórico da Base Aérea de Natal foi inaugurado pelo Comandante da BANT - Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cóllen Guedes e pelo Secretário de Planejamento e Finanças Geovane Júnior . 
Esse espaço chega ao  Centro Cultural Trampolim da Vitória com um novo acervo de fotos  e equipamentos usados na época. O comandante Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cóllen Guedes  falou que é de extrema importância esse espaço que vai resgatar a nossa história desdo o início da implantação da Base aqui em solo parnamirinense. “Hoje  esse espaço vai servir para a integração com a cidade e com seus visitantes que aqui chegam”, disse. 

 Essa data se torna um marco para a sociedade potiguar devido à importância da Base na Segunda Guerra  Mundial e depois de várias décadas tem desenvolvido um trabalho importantíssimo na formação de pilotos que fazem parte da Força Aérea Brasileira. Hoje a parceria da Base Aérea de Natal e  Prefeitura de Parnamirim vai materializar toda a existência desses momentos históricos com objetos, fotografias e demais peças ligadas à colonização militar aqui” disse.

Em seu discurso o Secretario de Planejamento e Finanças, Geovane Júnior, falou em nome do prefeito Rosano Taveira. Ele cumprimentou autoridades e falou que “a Base  Aérea de Natal está vinculada ao nascimento da história e do surgimento da cidade de Parnamirim. E, nesse momento estamos comemorando os 80 anos dessa importante instituição. Então,  nós como município devemos muito à Base, inclusive para manter viva a história do Trampolim da Vitória nesse novo espaço que chega ao Centro Cultural Trampolim da Vitória",disse.

A Base Aérea de Natal hoje é a maior base da Força  Aérea Brasileira. São cinco esquadrões e apoiamos outras cinco unidades. Há a escola operacional se tornando a Base Aérea mais relevante em tamanho e em número de aeronaves e militares do Brasil. Exerce ainda  um papel fundamental na preparação e especialização dos pilotos que irão ocupar todos os esquadrões da FAB.

De acordo com o Diretor Geral do CCTV Paulo Junzo, “esse espaço  será gerenciado pela BANT e aqui os visitantes poderão aprender e rever a história de Parnamirim e Natal com itens  raros, ampliando a visibilidade para o público em geral, sendo um grande ganho para CCTV”, comentou. 

O salão da Base Aérea já recebeu os seus primeiros turistas: o casal Francisco Cidinei e Raquel Maria, de Jaboatão dos Guararapes do estado de Pernambuco. Na ocasião, eles disseram que ficaram maravilhados com o acervo e com as histórias que estão sendo contadas e também com a beleza do Centro Cultural Trampolim da Vitória.

Estavam presentes no evento o Brigadeiro do Ar R1 - Cláudio Alves da Silva e os comandantes do esquadrões sediados na BANT, o Secretário Chefe do Gabinete Civil Homero Greg, o secretário adjunto do Gabinete Civil, Jonathan Targino, o Diretor Geral do CCTV Paulo Junzo e o Diretor Administrativo  Rayrakson Alves e o secretario adjunto do turismo Paulo Lopes. Entre outras autoridades e convidados.


Postado Por: Jose Marciano Costa
Fotografia de: ASCOM - Marciano Costa

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+