Notícias SETEMBRO AMARELO: Equipes de Saúde unidas em ação de valorização da vida - 22/09/2022

O setembro amarelo é o mês escolhido para tratar com mais ênfase de um assunto deveras delicado, a prevenção ao suicídio. Nesse sentido, as equipes das Unidades Básicas de Saúde da Cohabinal e de Vale do Sol estiveram juntas na manhã desta quinta-feira (22) em uma ação itinerante, de valorização da vida.

A iniciativa se deu em parceria com a Drogaria Santa Fé. Duas lojas da rede de farmácias foram utilizadas como pontos de apoio para as equipes no trabalho de abordagem de pedestres e condutores. As equipes de trânsito do município controlaram a travessia dos transeuntes e o fluxo de veículos, assim como a Guarda Municipal, que garantiu o perímetro seguro, para a conscientização poder acontecer de forma tranquila.

As equipes de saúde das UBS empunhavam cartazes e faixas com mensagens de “Todos Pela Vida”, "Falar É A Melhor Solução" e "Nenhuma Tempestade Dura Para Sempre". O início dos trabalhos foi no cruzamento das avenidas Átila Paiva, João XXIII e Dr. Mário Negócio, na Cohabinal. Motoristas, motociclistas e passageiros de ônibus foram abordados e receberam brindes, panfletos e palavras de incentivo.

Finalizada a primeira parte, as equipes saíram em passeata para outro ponto da Avenida João XXIII, no bairro de Santos Reis. Em ambos os locais, a ação contou com vacinação contra a Covid-19 e Influenza e distribuição gratuita de água e picolés. Amor, empatia e humanidade foram os temas que ditaram os rumos da ação de valorização da vida, focada na população parnamirinense, por parte das equipes de saúde do município.

A diretora da Unidade Básica da Cohabinal, Kamilla Braga, disse que o objetivo da ação foi conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio, demonstrando o quanto é importante abordar esse assunto. “Ficamos felizes por que a população realmente aderiu à nossa ação. As pessoas pararam para escutar a mensagem, leram os panfletos e entenderam o recado. Às vezes um simples banner entregue, um sorriso ou um abraço são suficientes para evitar que alguém cometa a loucura de ceifar a própria vida”, disse.

Os dizeres do material utilizado na panfletagem - VOCÊ IMPORTA; VOCÊ TEM VALOR; VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO; VOCÊ É IMPORTANTE; ACREDITE E RECOMECE – são frases poderosas que sempre que possível devem ser oralizadas, já que podem ajudar muita gente a superar batalhas que, na maioria das vezes, são imperceptíveis ao senso comum.


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - ANA AMARAL

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+