Biblioteca da Escola Edmo Pinheiro lança seu primeiro livro - 14/11/2022

A Biblioteca Escolar André Neves, da Escola Municipal Edmo Pinheiro, em Cajupiranga, vai publicar o seu primeiro livro, intitulado “Leia de lá que eu Leio de cá”, idealizado pelas mediadoras de leitura, com a participação de alunos, professores e escritores do Rio Grande do Norte.

A obra surgiu após a premiação de um Projeto literário virtual da Biblioteca no Prêmio Nacional Criativos da Escola em 2021, período da pandemia, que concorreu com mais 315 projetos de 22 estados brasileiros e ficou entre os 10 melhores na categoria Educação. Com a premiação financeira, a equipe escolar decidiu investir no livro, que está em fase de conclusão e está previsto para ser publicado até o final do ano letivo.

O livro tem ilustrações do escritor e ilustrador André Neves, patrono da Biblioteca, e reúne textos autorais de quatro alunos da Edmo Pinheiro; relatos de memória sobre a inauguração e acontecimentos relacionados à Biblioteca, da turma do 5º ano que acompanharam a sua inauguração há 4 anos; e textos de escritores do RN que já contribuíram com atividades literárias da escola.

 

Escola Edmo Pinheiro no Prêmio Criativos da Escola

Com o projeto “Leitura Virtual: leia de lá que eu leio de cá”, inspirado no nome do poema “Cante lá que eu canto cá” do mestre da literatura popular Patativa do Assaré, a Biblioteca Escolar André Neves, da Escola Municipal Edmo Pinheiro, ganhou o prêmio "Criativos da Escola 2021", promovido pelo Instituto Alana.

Através projeto, as mediadoras de leitura Francisca de Assis e Ana Raquel promoveram a live “Tecendo Versos e Prosas” com o seu patrono, André Neves; e outros tantos intercâmbios dos municípios de Parnamirim com a cidade de Lagoa Nova e São José de Mipibu/RN envolvendo cerca de 280 alunos, do 1º ao 5º ano.

O Criativos da Escola tem o propósito de encorajar crianças e adolescentes a mudarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas e fortalecendo seu efetivo direito à participação.


Postado Por: JULIANA GRACE NOBREGA DE MEDEIROS
Fotografia de: ASCOM - ANGÉLICA VITALINO

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+