Semas realiza plantão de atualização cadastral para usuários de benefícios sociais - 19/11/2022

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou na manhã deste sábado (19), na Central de Atendimento Social (CAS), mais um plantão com o objetivo de atualizar o cadastro dos usuários de benefícios sociais. 

A medida se fez necessária visto que existem diversos usuários com cadastro desatualizado desde 2018 e que estão correndo o risco de bloqueio e cancelamento do Cadastro Único. A data limite para atualização é o dia 20 de dezembro. Entre os principais motivos do bloqueio e cancelamento dos benefícios, estão a evasão escolar e a falta de procura por atendimento em saúde nas Unidades de Saúde, que reflete o descumprimento das condicionalidades dos benefícios sociais. 

Alman Martins, coordenador do CAS, explica importância da atualização cadastral. “O Cadastro tem validade de 24 meses e nesse período existe um monitoramento que é um acompanhamento da gestão federal em cima das condicionalidades, que são as famílias que estão na base do Cadastro Único usufruindo dos benefícios sociais e um deles, hoje, é o Auxílio Brasil, e um dos requisitos é manter as crianças em sala de aula e melhorar essa parceria com a escola, para que os alunos não tenham faltas. A falta quando não é justificada na escola, reflete na base do Cadastro Único, com o bloqueio, suspensão e cancelamento. Após o bloqueio, se torna mais difícil administrar essa situação. Peço que as famílias compareçam o mais rápido possível, pois temos um prazo e muitas pessoas poderão ter seus benefícios cancelados”, disse. 

Para realizar a atualização cadastral, é necessário que os beneficiários compareçam aos CRAS do seus bairros ou na Central de Atendimento Social que, em medida tomada pela secretária de Assistência Social, Alda Lêda Taveira, segue funcionando em horário estendido de segunda a sexta, das 7h30 às 16h. No próximo sábado (26), a Central funcionará em regime de plantão, das 7h30 às 12h, assim como a UBS de Cajupiranga, que também estará realizando o serviço das 8h às 14h. 

Os beneficiários que pretendem realizar a atualização, precisam estar com os seguintes documentos originais em mãos: CPF, título de eleitor, carteira de trabalho (mesmo não estando assinada), comprovante de residência (de preferência da Cosern), além da declaração escolar ou de frequência. 


 


Postado Por: cinthia medeiros de oliveira
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+